Um aneurisma cerebral é uma dilatação anormal e fraca de um vaso sanguíneo no cérebro. A maioria dos aneurismas cerebrais é assintomática e é descoberta incidentalmente durante exames de imagem realizados para outras condições médicas. No entanto, em alguns casos, o aneurisma pode se romper, causando uma hemorragia cerebral que pode ser fatal.
O tratamento do aneurisma cerebral depende de sua localização, tamanho, forma e sintomas. As opções de tratamento incluem:
- Observação: A maioria dos aneurismas cerebrais pequenos e assintomáticos pode ser observada de perto, com exames de imagem regulares para detectar mudanças no tamanho ou na forma.
- Tratamento endovascular: Isso envolve a inserção de um cateter através de uma artéria na virilha e avançá-lo até o aneurisma cerebral. Um material de enchimento, como espirais de platina, é então inserido no aneurisma para ajudar a prevenir o sangramento.
- Cirurgia: Em casos mais graves, pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover o aneurisma cerebral. O neurocirurgião pode realizar uma craniotomia para acessar o aneurisma e clipá-lo, impedindo o fluxo sanguíneo para a área afetada.
O tratamento escolhido dependerá de vários fatores, como tamanho, localização e sintomas do aneurisma cerebral, bem como da idade e saúde geral do paciente.