A chance de sobreviver a um aneurisma cerebral depende de vários fatores, incluindo o tamanho, a localização e o estado de saúde geral do paciente. Alguns aneurismas cerebrais podem ser pequenos e não causam sintomas, enquanto outros podem ser grandes e causar sintomas graves e até mesmo ruptura.
A ruptura de um aneurisma cerebral é uma emergência médica que pode causar hemorragia subaracnoidea, que é uma forma grave de sangramento dentro do espaço ao redor do cérebro. A hemorragia subaracnoidea pode levar a complicações graves, como lesão cerebral, coma ou até a morte.
A taxa de mortalidade para um aneurisma cerebral que se rompe varia, mas estima-se que cerca de 50% das pessoas que sofrem uma ruptura de aneurisma cerebral morrem dentro de um mês após o evento. No entanto, muitas pessoas sobrevivem à ruptura de um aneurisma cerebral e têm uma boa recuperação com tratamento médico adequado e reabilitação.
Se você ou alguém que conhece tem um aneurisma cerebral, é importante procurar tratamento médico imediatamente e seguir as recomendações do médico para reduzir o risco de ruptura e complicações graves.