A angiografia cerebral é o exame mais eficaz para detectar um aneurisma cerebral. A angiografia cerebral é um procedimento invasivo que envolve a inserção de um cateter através de uma artéria do braço ou perna do paciente, que é guiado até as artérias cerebrais. Em seguida, é injetado um líquido de contraste radiopaco através do cateter para que as artérias cerebrais sejam visíveis em um exame de raio-X.
A angiografia cerebral é capaz de detectar aneurismas cerebrais pequenos que outros exames, como angiotomografia computadorizada (TC) ou angioressonância magnética (RM), podem não detectar. Além disso, a angiografia cerebral pode ajudar a determinar o tamanho e a localização do aneurisma, bem como a forma como ele está afetando o fluxo sanguíneo no cérebro.
No entanto, a angiografia cerebral é um procedimento invasivo que envolve um pequeno risco de complicações, incluindo sangramento, infecção e reações alérgicas ao líquido de contraste. Por essa razão, a angiografia cerebral geralmente é reservada para pacientes com suspeita de aneurisma cerebral ou que precisam de um diagnóstico preciso para um tratamento adequado.