• Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Residência de Neurocirurgia na Santa Casa de Belo Horizonte.
  • Fellow em Radiocirurgia e Neurocirurgia Funcional pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) EUA.
  • Neurocirurgião do Corpo clínico do Hospital Sirio Libanês e Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo
  • Autor do Neurosurgery Blog
  • Autor de 4 livros
  • Colaborador na criação de 11 aplicativos médicos.
  • Editor do Canal do YouTube NeurocirurgiaBR
  • Diretor de Tecnologia de Informação da Associação Paulista de Medicina (APM) 
  • Delegado da Associação Médica Brasileira (AMB)

Praça Amadeu Amaral, 47 – Conjunto 54 – 5º Andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01327-904

(11) 4200-2300

(11) 99503-8838 (WhatsApp)

julio.pereira@me.com

Julio Pereira - Doctoralia.com.br
Pesquisar

Você tem 3% de chance de ter um aneurisma cerebral sem saber. Dr. Julio Pereira – Neurocirurgião São Paulo – Neurocirurgião Hospital Sírio-Libanês

Compartilhe ►

Um aneurisma cerebral é uma protuberância ou dilatação na parede de um vaso sanguíneo no cérebro. Essa protuberância pode se assemelhar a um balão e, em alguns casos, pode se romper, causando sangramento no cérebro, uma condição grave conhecida como hemorragia subaracnoidea.

Aneurismas silenciosos

Aproximadamente 3% da população possui aneurismas cerebrais, e a maioria deles é assintomática, ou seja, a pessoa não tem conhecimento de sua existência. Esses aneurismas são frequentemente descobertos incidentalmente durante exames de imagem do cérebro realizados por outros motivos.

Riscos e preocupações

O principal risco associado a um aneurisma cerebral é o de ruptura, que pode levar a danos cerebrais graves, incapacidades e até mesmo a morte. No entanto, a maioria dos aneurismas não se rompe. O risco de ruptura varia dependendo de vários fatores, como tamanho e localização do aneurisma, histórico familiar e outros problemas de saúde.

O que fazer?

Se você foi diagnosticado com um aneurisma cerebral, é fundamental conversar com um médico especialista em neurologia ou neurocirurgia. Ele poderá avaliar o risco de ruptura do seu aneurisma e recomendar o tratamento mais adequado para o seu caso. As opções de tratamento podem incluir acompanhamento regular com exames de imagem, medicamentos para controlar a pressão arterial ou, em alguns casos, intervenções cirúrgicas para reparar o aneurisma.

Informações importantes:

  • A decisão sobre o tratamento de um aneurisma cerebral deve ser individualizada e baseada em uma avaliação médica completa.

Lembre-se que a informação é uma ferramenta poderosa na área da saúde. Ao se informar sobre aneurismas cerebrais, você estará mais preparado para tomar decisões conscientes sobre sua saúde e bem-estar.